quinta-feira, 24 de junho de 2010

Minha vida - Rita Lee


Caros alunos, assistam o vídeo Minha Vida de Rita Lee e faça comentários no blog sobre o mesmo, leve seu comentário para a sala de aula para socialização.

Plano de aula - Memórias literárias

O trabalho feito com os alunos sobre “ Memórias Literárias “ foi excelente, a participação dos convidados para nos relatar sobre o seu passado enriqueceu muitissímo nossa aula e conhecimentos dos alunos, pois os mesmos demonstraram bastante interesse sobre o assunto.
Série/turma: 7º ano

Conteúdo: Gênero “Memórias literárias”.

Objetivos:
Identificar informações relevantes para a compreensão do gênero: Memórias literárias

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Entender que os fatos e os objetos são elementos importantes para promover a aproximação com o passado;
Entender que as pessoas são as principais fontes de memória, ou seja, a fonte mais rica.

Duração das atividades:
2 aulas de 50 minutos

Estratégias e recursos da aula:

Professor organizar uma sala ambiente com exposição de objetos antigos: aparelho de TV antigos, aparelhos de som antigo, máquina fotográfica, cartas, etc.
Apresentar o áudio “relato de memórias”. comentar sobre as mesmas.
Fazer a leitura sequenciada do texto “memória” do caderno de teoria e prática do Programa Gestar II.
Fazer a contextualização sobre o texto lido.
Recursos:
Objetos antigos, microsystem, CD, texto xerocado.
Avaliação:
Observar a participação dos alunos através da curiosidade e relatos

quarta-feira, 23 de junho de 2010

HIPERTEXTO

Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital. Em sua produção o aluno se refere a conhecimentos antes apreendidos, mantendo uma relação sempre linear com o texto.”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

O hipertexto nos ajuda a obter informações diferentes, e ao mesmo tempo facilita o conhecimento aos nossos alunos a comunicar-se.

O mesmo nos permite,fazer ligações importantes entre estas informações onde impulsiona o aluno a pesquisar através de links , de uma rede de conhecimentos interligados as tecnologias, favorecendo assim o avanço das informações tecnológicas.

No meu entendimento, o hipertexto contribui bastante para que possamos trabalhar com nossos alunos e trazer vários benefícios para a construção do conhecimento através dos avanços tecnológicos que estão ocorrendo no mundo e como educadores temos que acompanhar estas mudanças.