segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Reflexão sobre currículo, projeto e tecnologia

O currículo é um guia para os encarregados de seu desenvolvimento, um instrumento útil para orientar a prática pedagógica, uma ajuda para o professor.
O uso de tecnologias nas atividades de distintas naturezas provoca avanços nos conhecimentos que exigem a abertura da escola aos acontecimentos e sua integração aos diferentes espaços de produção do saber, o que implica em flexibilidade do currículo que passa a ter uma visão mais ampla e integradora entre os conhecimentos que emergem no contexto, na vida das pessoas. Vivemos a fase de mudanças na educação e a tecnologia educacional vem oferecendo meios para que a aprendizagem seja mais significativa, despertando e incentivando o alunado a participarem de atividades atrativas, proporcionando –lhes conhecimento básico de informática e ativo no processo de construção de sua própria aprendizagem. A tecnologia quando aliada a educação torna-se um fator fundamental para os alunos, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem dá ao aluno uma certa autonomia auxiliando-o na mudança do ensino.
O trabalho com projetos oportuniza ao aluno participar da definição dos temas, aprender, interpretar conceitos, enfim, ter uma visão global da realidade,ser atuante ,responsável e comprometido com o que faz
Um projeto de trabalho não pode ser considerado apenas como um método de ensino, mas como uma postura que reflete uma concepção de conhecimento dando significado a aprendizagens construídas.Portanto , o objetivo do ensino de qualquer disciplina não está na reprodução, mas na capacidade de construir suas próprias soluções aos problemas que surgirem.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Produção de Historinhas em Quadrinhos com o programa Hagaquê .

Ativ_2A_Socializando Experiência com Projeto
Nome Nelcy Costa Feitoza Barros
Produção de Historinhas em Quadrinhos com o programa Hagaquê .
Turma 6º Ano


Responsável:
Professora: Nelcy Costa Feitoza Barros
Professora de artes e coordenadora de tecnológia

Paraíso do Tocantins
Fevereiro de 2010.

IDENTIFICAÇÃO:

Tema: Confecção De Historinhas Em Quadrinhos Com O
Programa Hagaquê

Turmas: 6ºAno

Período: setembro a novembro

Responsável: Professora: Nelcy Costa Feitoza Barros
Professora de artes e coordenadora de tecnológia


Parceiros: Alunos monitores – voluntários


JUSTIFICATIVA

Incluir digitalmente todos os alunos da escola não é tarefa fácil, mas é possível a partir de um trabalho organizado e com objetivos e ações definidas. Vale lembrar que a escola não conta em sua grade curricular com a disciplina de informática. Por isso, faz-se necessário desenvolver um projeto “Inovando e Construindo com as Tecnologias” com os alunos do 6º ano, para que entrem em contato com a máquina, e ao mesmo tempo, desenvolvam algumas habilidades artísticas.
A proposta do projeto é trabalhar integradamente com a disciplina de arte e Língua Portuguesa, onde os alunos terão oportunidade de conhecer um pouco sobre o computador e como manusear a o programa hagaquê, para o desenvolvimento de desenhos e criações de histórias em quadrinhos.
O HagáQuê é um software educativo destinado primariamente a ser utilizado como instrumento auxiliar no processo de alfabetização e de domínio da linguagem escrita. Ele é um editor de histórias em quadrinhos que possui um banco de imagens com os diversos componentes para a criação de uma história em quadrinhos (HQ), como cenários, personagens e balões, além de vários recursos de edição destas figuras. O som é um recurso extra, oferecido para enriquecer a HQ criada no computador.
No final do projeto será feita uma exposição dos trabalhos dos alunos para a comunidade escolar.


METODOLOGIA

Será desenvolvido obedecendo aos seguintes passos:

Em sala de aula os professores de língua portuguesa e artes trabalham com os alunos o conteúdo sobre historinha em quadrinhos.
No laboratório de informática os alunos irão criar as historinhas utilizando o programa hagaquê .

Obs.: As aulas terão duração de acordo com o horário da cada turma.


CRONOGRAMA

Setembro


6ªA e 6ªB

Horário normal da aula em sala

AVALIAÇÃO
A avaliação do trabalhão será realizada a partir do desenvolvimento do trabalho dos alunos. A participação de todos eles e a aprendizagem quanto ao manuseio do computador no que se refere ao PROGAMA HAQUÊ.


Recursos:
Data show, notebook, Xérox, 03 cd´s, 500 folhas de papel sulfite A4, 04 tintas para impressora HP (fotosmart 7260 ): 02 pretas e 02 coloridas