segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Reflexão sobre currículo, projeto e tecnologia

O currículo é um guia para os encarregados de seu desenvolvimento, um instrumento útil para orientar a prática pedagógica, uma ajuda para o professor.
O uso de tecnologias nas atividades de distintas naturezas provoca avanços nos conhecimentos que exigem a abertura da escola aos acontecimentos e sua integração aos diferentes espaços de produção do saber, o que implica em flexibilidade do currículo que passa a ter uma visão mais ampla e integradora entre os conhecimentos que emergem no contexto, na vida das pessoas. Vivemos a fase de mudanças na educação e a tecnologia educacional vem oferecendo meios para que a aprendizagem seja mais significativa, despertando e incentivando o alunado a participarem de atividades atrativas, proporcionando –lhes conhecimento básico de informática e ativo no processo de construção de sua própria aprendizagem. A tecnologia quando aliada a educação torna-se um fator fundamental para os alunos, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem dá ao aluno uma certa autonomia auxiliando-o na mudança do ensino.
O trabalho com projetos oportuniza ao aluno participar da definição dos temas, aprender, interpretar conceitos, enfim, ter uma visão global da realidade,ser atuante ,responsável e comprometido com o que faz
Um projeto de trabalho não pode ser considerado apenas como um método de ensino, mas como uma postura que reflete uma concepção de conhecimento dando significado a aprendizagens construídas.Portanto , o objetivo do ensino de qualquer disciplina não está na reprodução, mas na capacidade de construir suas próprias soluções aos problemas que surgirem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário