quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PLANO DE AULA UTILIZANDO MATERIAL DIGITAL

Curso Tecnologia da E ducação
Cursista: Nelcy Costa Feitoza Barros
Tutora: Deusirene
Turma: 6º ano
OBJETIVOS:
*Identificar e nomear os sinais de pontuação.
*Relacionar a pontuação à entonação da leitura.
*Utilizar a pontuação na escrita de textos.

Duração das atividades
• 3 aulas de 50 minutos

CONTEÚDO:
* Sinais de pontuação

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
*Ter familiaridade com textos orais para perceber as diferentes formas de leitura, tanto quanto a entonação e pontuação.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

Entregar uma folha de papel com o texto pontuado e pedir para que leiam silenciosamente. Após a leitura entregar outra folha e pedir para que marquem as diferenças encontradas.

O louro

__ Mãe, mãe, vem cá depressa! Corre, vem cá !
__ Que foi, Pitu? Você me mata de susto, moleque. Pra que tanta gritaria?
__ Mãe, o louro falou! Sabe o que ele falou primeiro?
__ Como vou saber, Pitu? Você foi quem ouviu.
__ Ele falou: “mãe, dá café”! “mãe, dá café”! “ mãe , dá café!
Falou três vezes, igualzinho eu ensinei. Viu como ele gosta da senhora ? Foi quem chamou primeiro.
__ Eu não, menino! Chamou a mãe dele!
__ Chamou a senhora, sim.
__ Ora, se eu não sou a mãe dele...
__ Que mania a senhora tem de deixar a gente sem graça.
Eu preparei pra ele chamar a senhora primeiro e nem valor a senhora deu. Que besteira a minha!
A mãe abraçou Pitu com força, muito arrependida da brincadeira. Ficou esperando o papagaio repetir: “ Mãe, dá café”. A torcida dela e a insistência de Pitu inibiam o louro.
Elias José, As Curtições de Pitu Edições Melhoramentos- MEC,São Paulo,1976.

terça-feira, 10 de agosto de 2010



2ª Aula

Levar os alunos ao laboratório de informática onde os alunos para acessar o site www.meninomaluquinho.com.br e em grupos lerem algumas tirinhas e escolher que acharem mais interessante e copiar o diálogo.

3ª aula

Em sala de aula usamos tirinhas de histórias em quadrinhos para serem pontuadas. Professor distribui algumas tirinhas sem pontuação para que os grupos façam a pontuação adequada.

Depois de colocarem a pontuação, escrever um diálogo coletivo com a turma sobre a sobre as tirinhas. Aproveite para relembrar a função de cada sinal de pontuação, a organização do texto, espaço para parágrafo, o uso do travessão para indicar a fala da personagem etc. apresentando o vídeo disponível no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=wbS65XwRJ34 fazer questionamentos sobre o vídeo assistido.


Recursos utilizados:
*Uso do laboratório levando os alunos já divididos em duplas.
*Tirinhas do Menino Maluquinho:
www. Meninomaluquinho.com.br

AVALIAÇÃO:
Avaliação deve ser feita durante a realização das atividades e também sobre a escrita dos alunos. Observe:
*Se o aluno identificou a presença dos sinais de pontuação.
*Se o aluno percebeu a função da pontuação no texto.
*Se o aluno conseguiu utilizar a pontuação adequada para expressar o sentimento da personagem.
*Se o aluno começou a utilizar os sinais de pontuação na escrita de seus textos.