quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PLANO DE AULA UTILIZANDO MATERIAL DIGITAL

Curso Tecnologia da E ducação
Cursista: Nelcy Costa Feitoza Barros
Tutora: Deusirene
Turma: 6º ano
OBJETIVOS:
*Identificar e nomear os sinais de pontuação.
*Relacionar a pontuação à entonação da leitura.
*Utilizar a pontuação na escrita de textos.

Duração das atividades
• 3 aulas de 50 minutos

CONTEÚDO:
* Sinais de pontuação

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
*Ter familiaridade com textos orais para perceber as diferentes formas de leitura, tanto quanto a entonação e pontuação.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

Entregar uma folha de papel com o texto pontuado e pedir para que leiam silenciosamente. Após a leitura entregar outra folha e pedir para que marquem as diferenças encontradas.

O louro

__ Mãe, mãe, vem cá depressa! Corre, vem cá !
__ Que foi, Pitu? Você me mata de susto, moleque. Pra que tanta gritaria?
__ Mãe, o louro falou! Sabe o que ele falou primeiro?
__ Como vou saber, Pitu? Você foi quem ouviu.
__ Ele falou: “mãe, dá café”! “mãe, dá café”! “ mãe , dá café!
Falou três vezes, igualzinho eu ensinei. Viu como ele gosta da senhora ? Foi quem chamou primeiro.
__ Eu não, menino! Chamou a mãe dele!
__ Chamou a senhora, sim.
__ Ora, se eu não sou a mãe dele...
__ Que mania a senhora tem de deixar a gente sem graça.
Eu preparei pra ele chamar a senhora primeiro e nem valor a senhora deu. Que besteira a minha!
A mãe abraçou Pitu com força, muito arrependida da brincadeira. Ficou esperando o papagaio repetir: “ Mãe, dá café”. A torcida dela e a insistência de Pitu inibiam o louro.
Elias José, As Curtições de Pitu Edições Melhoramentos- MEC,São Paulo,1976.

Nenhum comentário:

Postar um comentário