segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Reflexão sobre currículo, projeto e tecnologia

O currículo é um guia para os encarregados de seu desenvolvimento, um instrumento útil para orientar a prática pedagógica, uma ajuda para o professor.
O uso de tecnologias nas atividades de distintas naturezas provoca avanços nos conhecimentos que exigem a abertura da escola aos acontecimentos e sua integração aos diferentes espaços de produção do saber, o que implica em flexibilidade do currículo que passa a ter uma visão mais ampla e integradora entre os conhecimentos que emergem no contexto, na vida das pessoas. Vivemos a fase de mudanças na educação e a tecnologia educacional vem oferecendo meios para que a aprendizagem seja mais significativa, despertando e incentivando o alunado a participarem de atividades atrativas, proporcionando –lhes conhecimento básico de informática e ativo no processo de construção de sua própria aprendizagem. A tecnologia quando aliada a educação torna-se um fator fundamental para os alunos, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem dá ao aluno uma certa autonomia auxiliando-o na mudança do ensino.
O trabalho com projetos oportuniza ao aluno participar da definição dos temas, aprender, interpretar conceitos, enfim, ter uma visão global da realidade,ser atuante ,responsável e comprometido com o que faz
Um projeto de trabalho não pode ser considerado apenas como um método de ensino, mas como uma postura que reflete uma concepção de conhecimento dando significado a aprendizagens construídas.Portanto , o objetivo do ensino de qualquer disciplina não está na reprodução, mas na capacidade de construir suas próprias soluções aos problemas que surgirem.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Produção de Historinhas em Quadrinhos com o programa Hagaquê .

Ativ_2A_Socializando Experiência com Projeto
Nome Nelcy Costa Feitoza Barros
Produção de Historinhas em Quadrinhos com o programa Hagaquê .
Turma 6º Ano


Responsável:
Professora: Nelcy Costa Feitoza Barros
Professora de artes e coordenadora de tecnológia

Paraíso do Tocantins
Fevereiro de 2010.

IDENTIFICAÇÃO:

Tema: Confecção De Historinhas Em Quadrinhos Com O
Programa Hagaquê

Turmas: 6ºAno

Período: setembro a novembro

Responsável: Professora: Nelcy Costa Feitoza Barros
Professora de artes e coordenadora de tecnológia


Parceiros: Alunos monitores – voluntários


JUSTIFICATIVA

Incluir digitalmente todos os alunos da escola não é tarefa fácil, mas é possível a partir de um trabalho organizado e com objetivos e ações definidas. Vale lembrar que a escola não conta em sua grade curricular com a disciplina de informática. Por isso, faz-se necessário desenvolver um projeto “Inovando e Construindo com as Tecnologias” com os alunos do 6º ano, para que entrem em contato com a máquina, e ao mesmo tempo, desenvolvam algumas habilidades artísticas.
A proposta do projeto é trabalhar integradamente com a disciplina de arte e Língua Portuguesa, onde os alunos terão oportunidade de conhecer um pouco sobre o computador e como manusear a o programa hagaquê, para o desenvolvimento de desenhos e criações de histórias em quadrinhos.
O HagáQuê é um software educativo destinado primariamente a ser utilizado como instrumento auxiliar no processo de alfabetização e de domínio da linguagem escrita. Ele é um editor de histórias em quadrinhos que possui um banco de imagens com os diversos componentes para a criação de uma história em quadrinhos (HQ), como cenários, personagens e balões, além de vários recursos de edição destas figuras. O som é um recurso extra, oferecido para enriquecer a HQ criada no computador.
No final do projeto será feita uma exposição dos trabalhos dos alunos para a comunidade escolar.


METODOLOGIA

Será desenvolvido obedecendo aos seguintes passos:

Em sala de aula os professores de língua portuguesa e artes trabalham com os alunos o conteúdo sobre historinha em quadrinhos.
No laboratório de informática os alunos irão criar as historinhas utilizando o programa hagaquê .

Obs.: As aulas terão duração de acordo com o horário da cada turma.


CRONOGRAMA

Setembro


6ªA e 6ªB

Horário normal da aula em sala

AVALIAÇÃO
A avaliação do trabalhão será realizada a partir do desenvolvimento do trabalho dos alunos. A participação de todos eles e a aprendizagem quanto ao manuseio do computador no que se refere ao PROGAMA HAQUÊ.


Recursos:
Data show, notebook, Xérox, 03 cd´s, 500 folhas de papel sulfite A4, 04 tintas para impressora HP (fotosmart 7260 ): 02 pretas e 02 coloridas

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ATIV- 2 A Socializando Experiência com Projeto

Nome:Nelcy Costa Feitoza Barros

Projeto Inovando e Construindo com as Tecnologias

PRODUÇÃO DE LITERATURA DE CORDEL


TURMA: 7° ANO A E B

Responsável:
Professora: Nelcy Costa Feitoza Barros



Paraíso do Tocantins
Agosto de 2010
Identificação: Produção de Literatura de cordel

Turma: 7° ano A e B

Período: agosto e setembro


Justificativa: Incluir digitalmente todo o alunado da escola não é fácil, mas torna-se possível a partir de um trabalho bastante organizado, planejado com objetivos e ações definidas.
É necessário desenvolver-se um projeto “ Inovando e Construindo com as Tecnologias” atendendo os alunos dos 7° anos para que os mesmos tenham contato com a tecnologia.
Este projeto tem como proposta trabalhar integradamente a disciplina de Língua Portuguesa, tendo os alunos a oportunidade de familiarizar-se com o computador para a criação das literaturas de cordel.
Ao término deste trabalho, será feita uma amostra dos trabalhos na exposição que será realizada nesta unidade escolar.


Metodologia:

• Em sala de aula haverá a exposição de livros sobre Literatura de Cordel para que os alunos possam interar-se com os mesmos.
• Em seguida, tecer alguns comentários sobre o assunto estudado, instigando a curiosidade dos alunos e fazer a leitura de uma literatura. “O aluno que não queria crescer”.
• Finalizando o trabalho, os alunos serão levados ao laboratório para a produção das literaturas, onde serão expostas na exposição literária que será realizada na escola.

OBS: As aulas terão duração de acordo com o horário de cada turma.


Avaliação:

Deverá ser feita de acordo com a participação e desenvoltura dos alunos quanto o manuseio do computador, e a produção das literaturas em grupo.




Cronograma: MÊS - TURMAS- PERÍODO

Agosto 7° A e B Horário normal em sala
Setembro 7° A e B Horário normal em sala
Recursos:

Xerox, computador, folhas de papel sulfite e livros literários.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PLANO DE AULA UTILIZANDO MATERIAL DIGITAL

Curso Tecnologia da E ducação
Cursista: Nelcy Costa Feitoza Barros
Tutora: Deusirene
Turma: 6º ano
OBJETIVOS:
*Identificar e nomear os sinais de pontuação.
*Relacionar a pontuação à entonação da leitura.
*Utilizar a pontuação na escrita de textos.

Duração das atividades
• 3 aulas de 50 minutos

CONTEÚDO:
* Sinais de pontuação

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
*Ter familiaridade com textos orais para perceber as diferentes formas de leitura, tanto quanto a entonação e pontuação.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

Entregar uma folha de papel com o texto pontuado e pedir para que leiam silenciosamente. Após a leitura entregar outra folha e pedir para que marquem as diferenças encontradas.

O louro

__ Mãe, mãe, vem cá depressa! Corre, vem cá !
__ Que foi, Pitu? Você me mata de susto, moleque. Pra que tanta gritaria?
__ Mãe, o louro falou! Sabe o que ele falou primeiro?
__ Como vou saber, Pitu? Você foi quem ouviu.
__ Ele falou: “mãe, dá café”! “mãe, dá café”! “ mãe , dá café!
Falou três vezes, igualzinho eu ensinei. Viu como ele gosta da senhora ? Foi quem chamou primeiro.
__ Eu não, menino! Chamou a mãe dele!
__ Chamou a senhora, sim.
__ Ora, se eu não sou a mãe dele...
__ Que mania a senhora tem de deixar a gente sem graça.
Eu preparei pra ele chamar a senhora primeiro e nem valor a senhora deu. Que besteira a minha!
A mãe abraçou Pitu com força, muito arrependida da brincadeira. Ficou esperando o papagaio repetir: “ Mãe, dá café”. A torcida dela e a insistência de Pitu inibiam o louro.
Elias José, As Curtições de Pitu Edições Melhoramentos- MEC,São Paulo,1976.

terça-feira, 10 de agosto de 2010



2ª Aula

Levar os alunos ao laboratório de informática onde os alunos para acessar o site www.meninomaluquinho.com.br e em grupos lerem algumas tirinhas e escolher que acharem mais interessante e copiar o diálogo.

3ª aula

Em sala de aula usamos tirinhas de histórias em quadrinhos para serem pontuadas. Professor distribui algumas tirinhas sem pontuação para que os grupos façam a pontuação adequada.

Depois de colocarem a pontuação, escrever um diálogo coletivo com a turma sobre a sobre as tirinhas. Aproveite para relembrar a função de cada sinal de pontuação, a organização do texto, espaço para parágrafo, o uso do travessão para indicar a fala da personagem etc. apresentando o vídeo disponível no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=wbS65XwRJ34 fazer questionamentos sobre o vídeo assistido.


Recursos utilizados:
*Uso do laboratório levando os alunos já divididos em duplas.
*Tirinhas do Menino Maluquinho:
www. Meninomaluquinho.com.br

AVALIAÇÃO:
Avaliação deve ser feita durante a realização das atividades e também sobre a escrita dos alunos. Observe:
*Se o aluno identificou a presença dos sinais de pontuação.
*Se o aluno percebeu a função da pontuação no texto.
*Se o aluno conseguiu utilizar a pontuação adequada para expressar o sentimento da personagem.
*Se o aluno começou a utilizar os sinais de pontuação na escrita de seus textos.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Minha vida - Rita Lee


Caros alunos, assistam o vídeo Minha Vida de Rita Lee e faça comentários no blog sobre o mesmo, leve seu comentário para a sala de aula para socialização.

Plano de aula - Memórias literárias

O trabalho feito com os alunos sobre “ Memórias Literárias “ foi excelente, a participação dos convidados para nos relatar sobre o seu passado enriqueceu muitissímo nossa aula e conhecimentos dos alunos, pois os mesmos demonstraram bastante interesse sobre o assunto.
Série/turma: 7º ano

Conteúdo: Gênero “Memórias literárias”.

Objetivos:
Identificar informações relevantes para a compreensão do gênero: Memórias literárias

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Entender que os fatos e os objetos são elementos importantes para promover a aproximação com o passado;
Entender que as pessoas são as principais fontes de memória, ou seja, a fonte mais rica.

Duração das atividades:
2 aulas de 50 minutos

Estratégias e recursos da aula:

Professor organizar uma sala ambiente com exposição de objetos antigos: aparelho de TV antigos, aparelhos de som antigo, máquina fotográfica, cartas, etc.
Apresentar o áudio “relato de memórias”. comentar sobre as mesmas.
Fazer a leitura sequenciada do texto “memória” do caderno de teoria e prática do Programa Gestar II.
Fazer a contextualização sobre o texto lido.
Recursos:
Objetos antigos, microsystem, CD, texto xerocado.
Avaliação:
Observar a participação dos alunos através da curiosidade e relatos

quarta-feira, 23 de junho de 2010

HIPERTEXTO

Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital. Em sua produção o aluno se refere a conhecimentos antes apreendidos, mantendo uma relação sempre linear com o texto.”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

O hipertexto nos ajuda a obter informações diferentes, e ao mesmo tempo facilita o conhecimento aos nossos alunos a comunicar-se.

O mesmo nos permite,fazer ligações importantes entre estas informações onde impulsiona o aluno a pesquisar através de links , de uma rede de conhecimentos interligados as tecnologias, favorecendo assim o avanço das informações tecnológicas.

No meu entendimento, o hipertexto contribui bastante para que possamos trabalhar com nossos alunos e trazer vários benefícios para a construção do conhecimento através dos avanços tecnológicos que estão ocorrendo no mundo e como educadores temos que acompanhar estas mudanças.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Troca de experiências

Este blog foi criado com o intuito de trocas de ideias , e experiências que deram certo para
compartilhar com os colegas.